IBEF-MG cria premiação “ESG” em parceria com a PwC Brasil
Inscrições para o prêmio que vai reconhecer projetos relevantes de empresas mineiras em suas práticas socioambientais e de governança, podem ser feitas até dia 28 de outubro – Projeto vencedor será anunciado na cerimônia do Prêmio O Equilibrista 2022
Para fomentar as boas práticas socioambientais e de governança, o Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), com a parceria e credibilidade da PwC Brasil, lançou neste mês, o prêmio “Destaque ESG – IBEF Minas Gerais”. A iniciativa vai reconhecer as melhores ações entre as organizações mineiras e dar visibilidade aos projetos relevantes, que tenham impactos efetivos.
A iniciativa passa a integrar neste ano, o prêmio “O Equilibrista”, projeto do IBEF Minas Gerais, que reconhece grandes talentos no mundo financeiro, patrocinado pela PwC Brasil. A cerimônia de entrega da premiação será no dia 1º de dezembro, em Belo Horizonte.
O Prêmio Destaque ESG surgiu a partir do Projeto Nacional IBEF Verde, iniciativa baseada em nove pilares que representam a mudança de visão do mercado sobre sustentabilidade em finanças. O IBEF-MG está engajado em fazer da área um articulador de mudanças para promoção da pauta ESG.
“Este reconhecimento, agora integrado ao prêmio “O Equilibrista” reforça cada vez mais a importância do tema ESG, principalmente na área das finanças. Já existem várias alternativas de linhas de financiamento a custos competitivos para empresas que comprovarem possuir ações de sustentabilidade. A área financeira deve estar atenta a isso, devemos preservar os índices financeiros, mas também, como líderes de transformação nas empresas, temos a responsabilidade de cada vez mais contribuir com a sociedade. O slogan do IBEF Verde é “Finanças com responsabilidade” estas ações são positivas para as empresas, acionistas e sociedade, todos saem ganhando. Este é o novo modelo de negócios, lucro com geração de valor”, explica o presidente do IBEF-MG, Julio Damião.
Em busca de um futuro sustentável
Mais que um conceito, as práticas de ESG também influenciam no planejamento dos investidores. De acordo com o estudo “PwC Global ESG Survey”, 79% dos entrevistados consideram que iniciativas socioambientais impactam nas tomadas de decisão de investimentos. Quase metade (49%) deles afirmam que pretendem retirar recursos de empresas sem ações reais nessas áreas.
Segundo o sócio da PwC Brasil em Belo Horizonte, Fábio Abreu, a nova categoria da premiação ressalta o protagonismo da área de finanças nas discussões sobre as práticas ambientais, sociais e de governança. “O IBEF-MG cumpre um importante papel ao promover as discussões entre os executivos de finanças e fomentando um maior protagonismo do setor privado em relação à agenda ESG. Nós, da PwC Brasil, reconhecemos a importância de ações, como o Prêmio Destaque ESG, e apoiamos as ações que vêm sendo conduzidas pelo IBEF Verde em busca de um futuro sustentável.”
Os projetos inscritos serão julgados por uma comissão avaliadora criada pelo IBEF-MG. Os critérios levarão em conta os seguintes aspectos: alinhamentos aos propósitos de negócios, papel de liderança na cadeia e no mercado de atuação, abrangência, relevância, impacto e aderência com as prioridades da função de finanças. A consolidação dos votos será realizada pela PwC Brasil.
O prazo para inscrições segue até 28 de outubro. Informações podem ser obtidas no endereço: https://ibefmg.com/2022/10/04/regulamento-do-premio-destaque-esg-ibef-minas-gerais.
Na Midia
https://diariodocomercio.com.br/negocios/ibef-mg-e-pwc-brasil-criam-premiacao-esg/