O Programa da Certificação CFO(BR)® do IBEF foi lançado no final de 2018 no Brasil a qual já é consagrada internacionalmente e que trará reconhecimento a todos os executivos de finanças.
Programa da Certificação CFO (BR)
A certificação é oficialmente registrada no IBEF SP fornecendo-lhe validação do mercado e incrementando o desenvolvimento de sua carreira profissional.
Missão
Certificar e promover o contínuo desenvolvimento das competências dos executivos financeiros que já possuem larga experiência na gestão financeira das empresas.
Visão
Ser considerado como referência da certificação para CFOs.
Propósito
O programa junto de uma educação continuada visa a manutenção, atualização e aperfeiçoamento do conhecimento técnico e de habilidades comportamentais através de atividades de educação reconhecidas pela Instituição, além da promoção do relacionamento e da troca de informações entre profissionais financeiros de alta qualificação.
Como Funciona o Programa de Certificação?
E-mail: certificacaocfo@ibefsp.com.br
Taxas de investimento:
R$1.000,00 (associado IBEF’s)
R$1.200,00 (não associado IBEF’s)
*taxa válida por 2 anos.
Os membros da banca examinadora avaliaram sobre os seguintes pontos:
- Experiência – 5 anos e empresa com faturamento anual a 100 milhões;
- Hard Skills; e
- Soft Skills
Após a entrevista o(a) membro(a) da banca irá emitir seu parecer da entrevista
Programa da Certificação CFO (BR)
Membros dos Comitês da Certificação
Comitê de Análise de Candidatura
Ciro Soriano |
Daniel Gushi |
Gina Marques |
José Ricardo Romanini |
Julio Damião |
Luiz Ferraz |
Luiz Claudio Ribeiro |
Marcelo Gama |
Sergio Diniz |
Educação Continuada
O comitê de Educação Continuada juntamente com a Curadoria do programa realizaram uma pesquisa com 243 CFO’s para entender lacunas em sua carreira e como se planejam seu desenvolvimento.
Aspectos que levaram em consideração:
- Soft Skills
- Hard Skills
CFO's Mineiros Certificados
Ana Cristina Sanches Noronha é formada em Contabilidade e Economia, possui MBA em Finanças e Cursos de Atualização na Harvard Business School e na Columbia University (EUA).
Acumula 22 anos de experiência em Finanças, Auditoria e Controladoria. Atualmente é responsável pela Diretoria Financeira das Operações da empresa transnacional – Anglo American, no Brasil, onde é responsável pelas áreas de Finanças Corporativas e Fusões e Aquisições, Gestão de Investimentos e Capital, Planejamento e Orçamento, Contabilidade e Desenvolvimento de Negócios.
Com atuação em outras multinacionais como a norte-americana Deloitte e a suíça Holcim. Um dos projetos que ela cuida em nível global, é o que promove a diversidade e a inclusão de mais mulheres e deficientes, nos quadros da empresa.
Agraciada com o Troféu Equilibrista pelo IBEF MG no ano de 2019.
Gilson de Oliveira Carvalho é graduado em Administração, Contabilidade e Direito; MBA em Mercado de Capitais pela USP; Especialização em Administração pela USP; Mestre em Economia Empresarial pela FEAD e MBA em Marketing pela FGV. Participou de diversos cursos de especialização como STC (programa conjunto Kellogg e FDC), PGA (programa conjunto Insead – FDC) e LLM Corporate Law (IBMEC).
Com mais de 30 anos de experiência no Mercado Financeiro e Financeiro em instituições nacionais e internacionais, como FCA – Grupo Fiat Chrysler, Banco Fidis, Banco Fiat, Banco Real (Santander) e Banco Safra.
Atualmente é Diretor Administrativo Financeiro (CFO) e Diretor de Relação com Investidores (IRO) na Entrevias Concessionária de Rodovias S/A; além disso, é Conselheiro do IBEF – MG e Diretor Vogal do IBEF-SP (IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).
Agraciado com o Troféu Equilibrista pelo IBEF MG no ano de 2010.
Júlio Cesar Damião é formado em Administração de empresas com pós graduação em finanças corporativas, gestão estratégica de empresas e finanças pela Fundação Dom Cabral.
Executivo com + 10 anos de experiência profissional na área de Auditoria, Controladoria e Finanças de grandes empresas e multinacionais do ramo de bebidas (AMBEV), varejo e indústrias da área médica.
Experiência em Gerenciamento de riscos, gestão tributária, relações com investidores e liderança de projetos globais com foco na gestão de custos e gerenciamento de capital. Sua conduta se baseia pela ética e gestão de resultados.
Atualmente é CFO do grupo Prime Holding, empresa de grandes investimentos no setor industrial médico, com produtos em todo Brasil e equipamentos de alta tecnologia para portos e aeroportos, exportando equipamentos para mais de 40 países.
Tem como principal meta disseminar conhecimento e melhorar a relação de negócios no Brasil, participando como diretor do IBEF MG.
Ronaldo Pereira Nunes é executivo com mais de 25 anos de experiência profissional em Administração e Finanças, com atuação voltada às áreas de Controladoria, Contabilidade, Tributária, Tesouraria, Recursos Humanos, TI e Suprimentos. Desde Janeiro de 2022, vem atuando como CFO na Bambuí Bioenergia S.A., companhia do setor sucroalcooleiro.
Possui Mestrado em Administração pela Universidade Fumec; MBA pela Washburn University of Topeka; MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV; MBA Executivo Internacional pela FGV/Ohio University; e graduação em Ciências Contábeis e Administração pela UFMG.”
Alexandre Augusto Silva Barcelos ocupa atualmente a Vice-Presidência Corporativa de Finanças e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil S.A. (AMB). Barcelos iniciou a carreira na KPMG na função de auditor e assim foi por 13 anos. Depois, ingressou no Grupo ArcelorMittal em 2005, inicialmente na Acesita, tendo liderado as áreas de Contabilidade, Tributário e Tesouraria. Barcelos ocupa também a posição de Diretor Financeiro da Funssest (Fundo de Pensão do grupo AMB) e da Fundação AMB; Presidente do Conselho consultivo da ArcelorMittal Sistemas; Presidente do conselho fiscal da Abertta Saúde; membro do Conselho Fiscal da Fundação Félix Chomé; CP-Presidente do Grupo de CFOs da AMCHAM-BH e Conselheiro do IABR – Instituto Aço Brasil.
O executivo é bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-MG, pós-graduado em Gerenciamento Estratégico pela UFMG, MBA pela Fundação Dom Cabral e especializações gerenciais pela Duke Corporate Education e Kellogg School of Management.