O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG) realizou em 2019 uma série de atividades que intensificaram o networking entre empresários e executivos das principais empresas mineiras. “Foi um ano de muito trabalho no qual nos dedicamos a desenvolver nossos relacionamentos e ampliar o conhecimento de finanças e de negócios. Temos a certeza de que fomentamos o debate de temas atuais que contribuíram para o aprimoramento não só da gestão financeira, como do modelo de comunicação digital e da nossa marca em todo estado mineiro”, comenta Camilo Lelis, presidente do IBEF-MG.
A agenda de atividades começou já no dia 21 de fevereiro com a posse da nova diretoria do IBEF-MG. O CFO do Laboratório Hermes Pardini, Camillo Lelis foi reconduzido à presidência da entidade para o biênio 2019/2021 com a meta de fomentar, aprimorar e expandir as ações da instituição. Dentro do evento o economista da Fiemg e associado da entidade, Sérgio Guerra, apresentou a palestra, “Conjuntura e perspectivas econômicas: Brasil e Minas Gerais, onde destacou estudos e projeções em especial para o PIB Brasileiro e para a mineração no estado de Minas, nos próximos dois anos.
Palestras
“Transformação digital” foi o tema de encontro promovido pelo IBEF-MG no dia 25 de junho. O convidado foi João Alvarenga, diretor de TI do Grupo Hermes Pardini. No evento, o palestrante falou sobre Inteligência Artificial (AI), customer experience, analytics e tecnologias emergentes.
Para o presidente do IBEF-MG, Camillo Lelis, a apresentação de João Alvarenga conectou os associados a uma realidade que está transformando a vida de muitas empresas e a maneira de trabalhar de muitos profissionais. “O mundo está caminhando rapidamente para um processo de revolução digital através da inteligência artificial (AI), customer experience, analytics e tecnologias emergentes. As empresas e os profissionais, principalmente da área financeira, têm oportunidades de engajar com soluções que proporcionam agilidade, aumentam a eficiência, o controle e a produtividade das equipes”, resumiu.
Os encontros de finanças do segundo semestre do IBEF-MG tiveram início com a participação da CFO da Anglo American, Ana Sanches, que compartilhou suas experiências profissionais e empresariais na gestão de finanças da empresa.
Ana Sanches detalhou as operações da Anglo American no mundo e no Brasil onde opera na rota Minas-Rio, com minério de ferro e com níquel. Destacou a importância de a área financeira conhecer e se envolver no processo operacional. Para muitos, segundo Sanches, é uma surpresa ver a CFO de madrugada, na troca de turno, conversando com os colaboradores sobre processos. “Precisamos conhecer os detalhes da operação para poder oferecer suporte. Não basta ler relatórios, muitos deles desnecessários. O importante é entender o que os dados significam e agir”, ponderou.
Dois importantes eventos marcaram o mês de setembro. O primeiro foi a palestra do vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Usiminas, Alberto Ono. Ele revelou aos participantes o case empresarial de recuperação econômico-financeira da Usiminas. O executivo atua na empresa desde 2009, onde já ocupou os cargos de Diretor Corporativo de Planejamento e Controle de Gestão e Diretor de Planejamento Econômico-Financeiro, antes de assumir o posto de vice-presidente.
O segundo evento de destaque em setembro aconteceu no fim do mês e teve como convidado o diretor financeiro da Vallourec, Rogério Perillo. O palestrante ministrou sobre o tema “Competitividade: Necessária Evolução dos Processos Administrativos”. Foi demonstrado a importância do CSC na otimização dos processo e no ganho em escala, sendo a Vallourec Brasil, modelo mundial em serviços.
Um dos temas de destaque reservados para o mês de outubro foi o seminário “Equity Crowdfunding: A Nova Era de Investimentos” que teve a participação de grandes especialistas. Entre eles o diretor-geral da Investor, Rodrigo Oliveira que abordou “Aspectos Econômicos do Equity Crowdfunding”; os advogados Bernardo Freitas e Adriano Ferraz que falaram sobre os aspectos jurídicos do tema e o executivo da Clínica +60, Fernando Assunção, que destacou a “Visão da Empresa Emissora”. O Equity Crowfunding é uma tendência mundial e o IBEFMG, com esta palestra, antecipa as novas formas de financiamento para empresas, visto o crescimento desta modalidade no Brasil.
Também em outubro, o IBEF-MG levantou a pauta dos riscos cibernéticos. Em parceria com o Coimbra & Chaves Advogados e a Solution Gestão de Seguros, a edição do Encontro de Finanças debateu sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e todos os seus aspectos jurídicos e a gestão dos riscos nas empresas, com análise a partir de sua implantação, prevista para agosto de 2020.
A sucessão Empresarial em Empresas Familiares foi o tema do Encontro de Finanças do dia 12 de novembro. O assunto foi abordado pelo presidente Executivo/CEO do grupo Hermes Pardini, Dr. Roberto Santoro. Foram abordados temas variados, como cultura empresarial, relação com os mercado de capitais, implementação de conselho, estrutura financeira, foi uma noite de muita troca de conhecimento.
O presidente do IBEF-MG, Camilo Lelis, ressaltou que o processo sucessório é um momento muito importante para a saúde da empresa e que deve ser planejado com muita antecedência, permitindo o sucesso de gestões futuras e garantindo a sua plena capacidade de gerenciamento.
Novembro também foi marcado pelo Seminário Finanças e os Desafios da Mulher no Trabalho: Superação do presente e perspectivas futuras. Promovido pelo Conselho Mulher do IBEF-MG foi apresentado e debatido com várias mulheres profissionais de finanças. Destaque para as participações especiais de Fernanda Girão, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH); Luciana Nardoni, do Tribunal de Justiça e Minas Gerais (TJMG); Mayerling Vaz, da Vermont Corporate; Renata Horta, da Tropos Lab; Sandra Bini, Life Coach e Tânia Teixeira, da PUC Minas.
Para fechar o ano, o IBEF-MG promoveu em dezembro, o seu tradicional “Prêmio O Equilibrista”. O prêmio para o Executivo de Finanças de 2019 ficou com a CFO da Anglo American Brasil, Ana Cristina Sanches Noronha. A entidade também consagrou cinco empresas que se destacaram na gestão de finanças no Estado de Minas Gerais no período, com o Prêmio Excelência em Finanças Corporativas. Foram elas: Localiza Rent a Car S/A, Instituto Hermes Pardini S/A, Banco Inter S/A, MRV Engenharia e Participações S/A e Usiminas.
Segundo Camillo Lelis, com a entrega do prêmio, a entidade homenageia também os profissionais que possuem o perfil do executivo de finanças representado pela escultura, reconhecendo em cada um a coragem, a objetividade, a racionalidade e o equilíbrio.
“O prêmio e o reconhecimento – O Equilibrista – vai muito além do simbolismo do “Verdadeiro Executivo de Finanças” que ele propõe. Ele premia toda uma carreira de profunda dedicação, de sacrifícios, superações e conquistas que todo o profissional da área financeira vivencia, sempre apoiada por pessoas e empresas valorosas que fazem parte desta caminhada”, destaca Lelis.
Em 2020 a expectativa é de que a agenda de atividades tenha início no mês de março e promova uma gama de debates atuais para os associados e que contribuam para o aprimoramento do setor de finanças das empresas.